11 – ANEXOS
Anexo I – Ficha de Avaliação dos Alunos participantes
Ficha de avaliação do aproveitamento dos alunos participantes do projeto
A ser entregue aos alunos selecionados para participar da produção do documentário
OBJETIVO: Acompanhar a participação, o envolvimento e a aprendizagem dos alunos envolvidos no projeto em todas as etapas de desenvolvimento do mesmo.
TEMA: “A História da minha Escola e sua comunidade: um breve documentário”
VALOR DAS NOTAS: de 0,0 a 4,0 pontos
Observação: tais notas serão computadas à média final do aluno nos bimestres correntes
NOMES DOS ALUNOS
ANO: _____ TURMA: _____ TURNO: ________________
|
N1
|
N2 |
N3 |
N4
|
N5 |
N6
|
N7 |
MÉDIA
|
|
01 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
02 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
03 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
04 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
05 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
06 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
07 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
08 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
09 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
10 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
ASSINATURA DOS RESPONSÁVEIS
N1 – Professor da disciplina pela organização do grupo (nome e disciplina que leciona):
___________________________________________________________________________
N2 – Dinamizadora do Laboratório de Informática ___________________________________________________________________________
N3 – Dinamizador da Biblioteca
N4 – Representante do quadro administrativo, serviços gerais e/ou comunidade:
___________________________________________________________________________
N5 – Dinamizador do projeto Rádio:
___________________________________________________________________________
N6 – Coordenador do Projeto mais educação:
___________________________________________________________________________
N7 – Gestor do Projeto de intervenção:
___________________________________________________________________________
Anexo II – I Ficha de Avaliação para o Professor
Fichas de avaliação do professor para análise dos gestores do projeto
A ser entregue na primeira reunião
Sobre as novas mídias e tecnologias digitais
Devemos ter em mente sempre o fato inexorável de que a escola tem se tornado pouco atraente aos olhos do aluno, pois ele vê na TV, lan house, vídeo game e outros atrativos digitais fortes indícios de que a escola se tornou atrasada. É preciso que cresça entre nós, educadores, uma pratica diria de dominar e trazer para dentro da escola estas novas tecnologias. Ao preço de que se não o fizermos teremos de aumentar os mecanismos de repressão ao comportamento dos próprios alunos.
Tendo isto em mente responda as perguntas:
1. Como e para quê o seu aluno utiliza o computador e todas as outras novas tecnologias?
2. Como e para quê o seu aluno utiliza o computador e todas as outras novas tecnologias?
3. Esta forma como ele utiliza as tecnologias reforça e colabora com as atividades escolares ou compete e prejudica o bom desenvolvimento das mesmas?
4. Você tem computador em casa? Utiliza?
5. O PPP de sua escola prevê estratégias ou a possibilidade da inclusão digital do aluno carente?
6. Você utiliza o laboratório de informática? Como?
7. A forma como seu aluno utiliza as tecnologias promove um processo de educação para a cidadania e respeito à diversidade? Argumente
8. Como você lida com estas tecnologias?
9. Já elaborou uma aula utilizando as novas tecnologias?
10. Se a resposta anterior for sim resuma a experiência?
11. Você acha que há a possibilidade dos professores se desviarem integralmente destas novas tecnologias?
12. Sua escola possui e utiliza satisfatoriamente as novas tecnologias e os recursos pedagógicos tradicionais (biblioteca, fantoches, maquetes, teatro, dança, música e etc.)?
Sobre a História e a Geografia
É de notório saber que existe um desafio descomunal no sentido de construir conteúdos significativos e relacionados à realidade de nossos alunos. Sempre esbarramos no velho problema não temos material didático de fácil aquisição disponível para planejar nossas aulas.
Sobre o tema responda:
01 Seus alunos são capazes de resumir a História deste Colégio e sua comunidade?
02 Seus alunos são capazes de apresentar resumidamente aspectos da geografia desta comunidade?
03 Você poderia resumir um fato que marcou a História deste Colégio?
04 Você poderia resumir um fato que marcou a História desta comunidade?
Anexo III – I Ficha de Avaliação para os Alunos
A ser entregue na primeira reunião
1. Como e para quê você utiliza o computador, celular, Dvds e todas as outras novas tecnologias?
2. Esta forma como você utiliza as tecnologias reforça e colabora com as atividades escolares ou compete e prejudica o bom desenvolvimento das mesmas?
3. Você tem computador em casa? Utiliza?
4. Você utiliza o laboratório de informática de seu Colégio? Como?
5. A forma como você utiliza as tecnologias e mídias (Orkut, msn, youtube, etc) contribuem para sua educação, cidadania e respeito às diferenças religiosas, de cor de pele, de sexualidade, de forma física e aparência? Explique
6. Seus professores utilizam as novas tecnologias e mídias?
7. Se a resposta anterior for sim resuma as experiências?
8. Você acha que há a possibilidade dos professores se desviarem integralmente destas novas tecnologias?
9. Sua escola possui e utiliza satisfatoriamente as novas tecnologias e os recursos pedagógicos tradicionais (biblioteca, fantoches, maquetes, teatro, dança, música e etc.)?
10. Apresente resumidamente aspectos da geografia de seu bairro?
11. Você poderia resumir um fato que marcou a História deste Colégio?
12. Você poderia resumir um fato que marcou a História do seu bairro?
Anexo IV – II Ficha de Avaliação para o Professor
A ser entregue após apresentação do documentário no final da execução do projeto
01 De que maneira este projeto contribuiu para o ensino e aprendizagem de sua Escola?
02 Como você avalia o comportamento e a participação dos os alunos no início e no fim do projeto?
03 Você pode perceber, nos alunos, mudança na forma de reconhecer aspectos da geografia (mapas, córregos, construções, praças, etc.) de seu Colégio e sua comunidade? Comente
04 As oficinas e os trabalhos diários de gravações, scanementos, digitalizações, construção de site contribuíram para requalificar a relação do aluno com as novas mídias? Comente
05 As oficinas e os trabalhos diários de gravações, scanementos, digitalizações, construção de site contribuíram para amenizar a exclusão digital? Comente
06 A participação da comunidade e as entrevistas com os moradores antigos da comunidade contribuíram para a conscientização dos alunos de que a sua comunidade também tem uma história? Explique
07 A cartilha, com orientações metodológicas, entregue com o Dvd do documentário será útil em seu planejamento de aula? Explique
08 Apresente sua criticas ao grupo gestor e a equipe envolvida no projeto:
09 Para contribuir com nosso aprimoramento dê sugestões:
10 Se possível proponha um próximo tema:
Anexo V – II Ficha de Avaliação para os Alunos
A ser entregue após apresentação do documentário no final da execução do projeto
01 De que maneira este projeto contribuiu para sua aprendizagem?
02 Como você avalia o seu comportamento e sua participação no início e no fim do projeto?
03 Você mudou a forma de reconhecer aspectos da geografia (mapas, córregos, construções, praças, etc.) de seu Colégio e sua comunidade? Comente
04 As oficinas e os trabalhos diários de gravação, scanementos, digitalizações, construção de site contribuíram para lhe mostrar outras formas de usar as novas mídias e tecnologias? Comente
05 As oficinas e os trabalhos diários de gravações, scanementos, digitalizações, construção de site contribuíram para amenizar a exclusão digital? Comente
06 A participação da comunidade e as entrevistas com os moradores antigos da comunidade contribuíram para conscientizá-lo de que a sua comunidade também tem uma história? Explique
07 Narre um dos fatos históricos do documentário que mais lhe chamou a atenção:
08 Apresente sua criticas aos organizadores do projeto:
09 Para contribuir com nosso aprimoramento dê sugestões:
10 Se possível proponha um próximo tema:
Anexo VI – Ficha de Avaliação da Execução do Projeto
Ficha de avaliação da execução do Projeto
Indicadores qualitativos
1) Os prazos foram cumpridos? Explique detalhadamente.
2) Se a resposta for negativa explique os motivos:
3) Se existiram apresente as maiores dificuldades enfrentadas pelos gestores do projeto:
4) De que maneira foram superadas?
5) Quais metas foram atingidas satisfatoriamente? Explique
6) Quais metas foram atingidas razoavelmente? Explique
7) Quais metas não foram atingidas? Explique
8) O objetivo geral foi alcançado? Comente
9) Quais objetivos específicos foram atingidos satisfatoriamente? Argumente
10) Quais objetivos específicos foram atingidos razoavelmente? Argumente
11) Quais objetivos específicos não foram atingidos? Explique
12) Analise criticamente o desempenho do oficineiro de audiovisual:
13) Analise criticamente o desempenho do oficineiro de História:
14) Analise criticamente o desempenho da equipe pedagógica que confeccionou a cartilha?
15) Analise criticamente o desempenho do oficineiro de geografia:
16) De quais maneiras o projeto interferiu e possibilitou mudanças na relação da Comunidade com o Colégio? Explique detalhadamente
17) Qual foi o alcance social do projeto?
18) De quais maneiras ele contribui para a inclusão digital e tecnológica da comunidade escolar?
19) Explique de que maneiras o projeto contribuiu para a manifestação dos saberes locais?
20) Explique e exemplifique as formas como os projetos existentes na escola contribuíram para a execução do projeto?
21) Caso tenha ocorrido resistência ao projeto por parte da equipe do Colégio apresente-a e a analise:
22) Caso tenha ocorrido resistência ao projeto por parte dos alunos do Colégio apresente e analise-a:
23) De que maneiras o projeto pode ser ampliado e melhorado? Explique detalhadamente
24) É possível executá-lo em outras unidades escolares? Demostre
Indicadores quantitativos
01) Quantas pessoas trabalharam em todo o projeto?
02) Quantas pessoas participaram das primeiras reuniões?
03) Quantas pessoas participaram das ultimas reuniões?
04) Se houve acréscimo ou decréscimo de público explique os motivos:
05) Quantas horas de oficina foram oferecidas a comunidade?
06) Quantas horas de reunião ocorreram com a presença da comunidade?
07) Quantas horas de trabalho foram executas pelos alunos envolvidos no projeto?
08) Quantas horas de trabalho foram executas pelos professores da unidade escolar envolvidos no projeto?
09) Quantas pessoas participaram das oficinas?
10) Quantas horas de fitas K7 forma digitalizadas?
11) Quantas fotos foram escaneadas?
12) Quantos documentos históricos foram escaneados?
13) Quantas entrevistas foram gravadas?
14) Quantas horas de of foram gravadas?