Procurar no site


11 – ANEXOS

24-01-2011 00:53

      

11 – ANEXOS

 

Anexo I – Ficha de Avaliação dos Alunos participantes

 

Ficha de avaliação do aproveitamento dos alunos participantes do projeto

A ser entregue aos alunos selecionados para participar da produção do documentário

 

 

OBJETIVO: Acompanhar a participação, o envolvimento e a aprendizagem dos alunos envolvidos no projeto em todas as etapas de desenvolvimento do mesmo.

TEMA: “A História da minha Escola e sua comunidade: um breve documentário”

VALOR DAS NOTAS: de 0,0 a 4,0 pontos

 

Observação: tais notas serão computadas à média final do aluno nos bimestres correntes 

 

NOMES DOS ALUNOS

 

ANO: _____ TURMA: _____    TURNO: ________________

 

 

 

 

N1

 

 

 

 

N2

 

 

 

N3

 

 

 

N4

 

 

 

 

N5

 

 

 

N6

 

 

 

 

N7

 

 

 

MÉDIA

 

01

 

 

 

 

 

 

 

 

 

02

 

 

 

 

 

 

 

 

 

03

 

 

 

 

 

 

 

 

 

04

 

 

 

 

 

 

 

 

 

05

 

 

 

 

 

 

 

 

 

06

 

 

 

 

 

 

 

 

 

07

 

 

 

 

 

 

 

 

 

08

 

 

 

 

 

 

 

 

 

09

 

 

 

 

 

 

 

 

 

10

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ASSINATURA DOS RESPONSÁVEIS

 

N1 – Professor da disciplina pela organização do grupo (nome e disciplina que leciona):

___________________________________________________________________________

 

N2 – Dinamizadora do Laboratório de Informática ___________________________________________________________________________

 

N3 – Dinamizador da Biblioteca

 

N4 – Representante do quadro administrativo, serviços gerais e/ou comunidade:

___________________________________________________________________________

 

N5 – Dinamizador do projeto Rádio:

___________________________________________________________________________

 

N6 – Coordenador do Projeto mais educação:

___________________________________________________________________________

 

N7 – Gestor do Projeto de intervenção:

___________________________________________________________________________

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anexo II – I Ficha de Avaliação para o Professor

 

 

Fichas de avaliação do professor para análise dos gestores do projeto

 

A ser entregue na primeira reunião

 

 

Sobre as novas mídias e tecnologias digitais

Devemos ter em mente sempre o fato inexorável de que a escola tem se tornado pouco atraente aos olhos do aluno, pois ele vê na TV, lan house, vídeo game e outros atrativos digitais fortes indícios de que a escola se tornou atrasada. É preciso que cresça entre nós, educadores, uma pratica diria de dominar e trazer para dentro da escola estas novas tecnologias. Ao preço de que se não o fizermos teremos de aumentar os mecanismos de repressão ao comportamento dos próprios alunos.

Tendo isto em mente responda as perguntas:

1.      Como e para quê o seu aluno utiliza o computador e todas as outras novas tecnologias?

2.      Como e para quê o seu aluno utiliza o computador e todas as outras novas tecnologias?

3.      Esta forma como ele utiliza as tecnologias reforça e colabora com as atividades escolares ou compete e prejudica o bom desenvolvimento das mesmas?

4.      Você tem computador em casa? Utiliza?

5.      O PPP de sua escola prevê estratégias ou a possibilidade da inclusão digital do aluno carente?

6.      Você utiliza o laboratório de informática? Como?

7.      A forma como seu aluno utiliza as tecnologias promove um processo de educação para a cidadania e respeito à diversidade? Argumente

8.      Como você lida com estas tecnologias?

9.      Já elaborou uma aula utilizando as novas tecnologias?

10. Se a resposta anterior for sim resuma a experiência?  

11. Você acha que há a possibilidade dos professores se desviarem integralmente destas novas tecnologias?

12. Sua escola possui e utiliza satisfatoriamente as novas tecnologias e os recursos                         pedagógicos tradicionais (biblioteca, fantoches, maquetes, teatro, dança, música e etc.)?

 

Sobre a História e a Geografia

É de notório saber que existe um desafio descomunal no sentido de construir conteúdos significativos e relacionados à realidade de nossos alunos. Sempre esbarramos no velho problema não temos material didático de fácil aquisição disponível para planejar nossas aulas. 

Sobre o tema responda:

01    Seus alunos são capazes de resumir a História deste Colégio e sua comunidade?

02     Seus alunos são capazes de apresentar resumidamente aspectos da geografia desta comunidade?

03    Você poderia resumir um fato que marcou a História deste Colégio?

04    Você poderia resumir um fato que marcou a História desta comunidade?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anexo III – I Ficha de Avaliação para os Alunos

 

A ser entregue na primeira reunião

 

 

1.      Como e para quê você utiliza o computador, celular, Dvds e todas as outras novas tecnologias?

2.      Esta forma como você utiliza as tecnologias reforça e colabora com as atividades escolares ou compete e prejudica o bom desenvolvimento das mesmas?

3.      Você tem computador em casa? Utiliza?

4.      Você utiliza o laboratório de informática de seu Colégio? Como?

5.      A forma como você utiliza as tecnologias e mídias (Orkut, msn, youtube, etc)   contribuem para sua educação, cidadania e respeito às diferenças religiosas, de cor de pele, de sexualidade, de forma física e aparência? Explique

6.      Seus professores utilizam as novas tecnologias e mídias?

7.      Se a resposta anterior for sim resuma as experiências?  

8.      Você acha que há a possibilidade dos professores se desviarem integralmente destas novas tecnologias?

9.      Sua escola possui e utiliza satisfatoriamente as novas tecnologias e os recursos                         pedagógicos tradicionais (biblioteca, fantoches, maquetes, teatro, dança, música e etc.)?

10.  Apresente resumidamente aspectos da geografia de seu bairro?

11. Você poderia resumir um fato que marcou a História deste Colégio?

12. Você poderia resumir um fato que marcou a História do seu bairro?

 

 

 

 

 

 

Anexo IV – II Ficha de Avaliação para o Professor

 

A ser entregue após apresentação do documentário no final da execução do projeto

 

 

01    De que maneira este projeto contribuiu para o ensino e aprendizagem de sua Escola?

02    Como você avalia o comportamento e a participação dos os alunos no início e no fim do projeto?

03    Você pode perceber, nos alunos, mudança na forma de reconhecer aspectos da geografia (mapas, córregos, construções, praças, etc.) de seu Colégio e sua comunidade? Comente

04    As oficinas e os trabalhos diários de gravações, scanementos, digitalizações, construção de site contribuíram para requalificar a relação do aluno com as novas mídias? Comente

05      As oficinas e os trabalhos diários de gravações, scanementos, digitalizações, construção de site contribuíram para amenizar a exclusão digital? Comente

06    A participação da comunidade e as entrevistas com os moradores antigos da comunidade contribuíram para a conscientização dos alunos de que a sua comunidade também tem uma história? Explique

07    A cartilha, com orientações metodológicas, entregue com o Dvd do documentário será útil em seu planejamento de aula? Explique

08    Apresente sua criticas ao grupo gestor e a equipe envolvida no projeto:

09    Para contribuir com nosso aprimoramento dê sugestões:

10    Se possível proponha um próximo tema:

 

 

 

 

 

Anexo V – II Ficha de Avaliação para os Alunos

 

A ser entregue após apresentação do documentário no final da execução do projeto

 

 

01    De que maneira este projeto contribuiu para sua aprendizagem?

02    Como você avalia o seu comportamento e sua participação no início e no fim do projeto?

03    Você mudou a forma de reconhecer aspectos da geografia (mapas, córregos, construções, praças, etc.) de seu Colégio e sua comunidade? Comente

04    As oficinas e os trabalhos diários de gravação, scanementos, digitalizações, construção de site contribuíram para lhe mostrar outras formas de usar as novas mídias e tecnologias? Comente

05      As oficinas e os trabalhos diários de gravações, scanementos, digitalizações, construção de site contribuíram para amenizar a exclusão digital? Comente

06    A participação da comunidade e as entrevistas com os moradores antigos da comunidade contribuíram para conscientizá-lo de que a sua comunidade também tem uma história? Explique

07    Narre um dos fatos históricos do documentário que mais lhe chamou a atenção:

08    Apresente sua criticas aos organizadores do projeto:

09    Para contribuir com nosso aprimoramento dê sugestões:

10    Se possível proponha um próximo tema:

 

 

 

 

 

 

 

 

Anexo VI – Ficha de Avaliação da Execução do Projeto

 

Ficha de avaliação da execução do Projeto

 

 

Indicadores qualitativos

 

1)      Os prazos foram cumpridos? Explique detalhadamente.

 

2)      Se a resposta for negativa explique os motivos:

 

3)      Se existiram apresente as maiores dificuldades enfrentadas pelos gestores do projeto:

 

4)      De que maneira foram superadas?

 

5)      Quais metas foram atingidas satisfatoriamente? Explique

 

6)      Quais metas foram atingidas razoavelmente? Explique

 

7)      Quais metas não foram atingidas? Explique

 

8)      O objetivo geral foi alcançado? Comente

 

9)      Quais objetivos específicos foram atingidos satisfatoriamente? Argumente

 

10) Quais objetivos específicos foram atingidos razoavelmente? Argumente

 

11) Quais objetivos específicos não foram atingidos? Explique

 

12) Analise criticamente o desempenho do oficineiro de audiovisual:

 

13) Analise criticamente o desempenho do oficineiro de História:

 

14) Analise criticamente o desempenho da equipe pedagógica que confeccionou a cartilha?

 

15) Analise criticamente o desempenho do oficineiro de geografia:

 

16) De quais maneiras o projeto interferiu e possibilitou mudanças na relação da Comunidade com o Colégio? Explique detalhadamente

 

17) Qual foi o alcance social do projeto?

 

18) De quais maneiras ele contribui para a inclusão digital e tecnológica da comunidade escolar?

 

19) Explique de que maneiras o projeto contribuiu para a manifestação dos saberes locais?

 

20) Explique e exemplifique as formas como os projetos existentes na escola contribuíram para a execução do projeto?

 

21) Caso tenha ocorrido resistência ao projeto por parte da equipe do Colégio apresente-a e a analise:

 

22) Caso tenha ocorrido resistência ao projeto por parte dos alunos do Colégio apresente e analise-a:

 

23) De que maneiras o projeto pode ser ampliado e melhorado? Explique detalhadamente

 

24) É possível executá-lo em outras unidades escolares? Demostre

 

 

 

 

 

 

Indicadores quantitativos

 

01) Quantas pessoas trabalharam em todo o projeto?

 

02) Quantas pessoas participaram das primeiras reuniões?

 

03) Quantas pessoas participaram das ultimas reuniões?

 

04) Se houve acréscimo ou decréscimo de público explique os motivos:

 

05) Quantas horas de oficina foram oferecidas a comunidade?

 

06) Quantas horas de reunião ocorreram com a presença da comunidade?

 

07) Quantas horas de trabalho foram executas pelos alunos envolvidos no projeto?

 

08) Quantas horas de trabalho foram executas pelos professores da unidade escolar envolvidos no projeto?

 

09) Quantas pessoas participaram das oficinas?

 

10) Quantas horas de fitas K7 forma digitalizadas?

 

11) Quantas fotos foram escaneadas?

 

12) Quantos documentos históricos foram escaneados?

 

13) Quantas entrevistas foram gravadas?

 

14) Quantas horas de of foram gravadas?