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Roteiro

 

Roteiro para Elaboração de Projetos

Profª. Laura Li Jaime

 

Elaboração de Projetos

¢ O QUE É UM PROJETO?

          Projeto, do latim pro-jicere, é, literalmente, colocar adiante.

¢ A elaboração de qualquer projeto depende de dois fatores fundamentais:

          A capacidade de construir uma imagem mental de uma situação futura;

          A capacidade de conceber um plano de ação a ser executado em um tempo determinado que vá permitir sua realização.

 

Modelos de Planejamento Educativo

¢ Projeto:

A elaboração de projetos, em geral, acompanha um roteiro predeterminado, o qual, via de regra, é definido de acordo com as necessidades e exigências próprias do órgão de execução e/ou financiador.  

O projeto é o documento que sistematiza e estabelece o traçado prévio da operação de uma determinada situação problema que necessita de interferência e/ou estudo.

 

Projeto de Intervenção

¢ A estrutura básica de um projeto de intervenção se divide em:

1.   Título/Nome do Projeto*

2.   Apresentação do Projeto/Formulação da problemática*

3.   Apresentação da proponente do projeto

4.   Objetivos*

5.   Justificativa (com revisão de literatura)*

6.   Público-alvo – beneficiados pelo projeto

7.   Metas/resultados esperados*

8.   Plano de ação/procedimentos metodológicos/ação*

9.   Avaliação*

10.               Orçamento (planilha orçamentária)

11.               Contrapartida

12.               Cronograma*

 

Quadro de Perguntas para Orientação

¢ Cada elemento/item do projeto pode ser pensado a partir de algumas perguntas (ferramenta 5W2h) orientadoras do projeto:

 

 


 

Título

¢ Definindo o título (o quê?)

          O tema é o assunto que se deseja desenvolver. Pode surgir de uma dificuldade prática enfrentada.

          O título sintetiza o conteúdo da proposta que será desenvolvida.

          Deve ser claro e coerente.

 

Apresentação

¢ Apresentação do Projeto e Formulação da Problemática - Responde a questão: ONDE ATUAR.

          É um componente importante do projeto. Deve permitir que o leitor construa uma visão geral da proposta, entenda seu sentido, sua aplicação.

          Deve, principalmente, apresentar qual é a problemática encontrada na situação em que se atuará.

          O problema esclarece a dificuldade específica com a qual se defronta e que se pretende resolver por intermédio das ações do projeto.

          Pode ser um dos últimos itens do projeto a ser escrito, pois deve contemplar as demais partes que estão presentes nele. Mas isso só pode ser feito desde que se tenha em mente, de forma clara, o problema a ser contemplado.

 

 

 


 

Objetivos

Objetivos – Responde a questão “O QUE FAZER”

Objetivo Geral:

          Define o que a entidade deseja realizar com o projeto. Que mudanças deseja alcançar, que diferença quer fazer.

          O objetivo geral é a afirmação capaz de demonstrar a transformação que o projeto deseja alcançar;

          Ele é mais abrangente e geralmente descrito de maneira mais genérica, contemplando todo o escopo de ação.

          Expressa a intenção de atingir um determinado fim, uma mudança na situação ambiental. Não deve ser quantificado (metas/resultados esperados) nem expressar a forma como se vai trabalhar (ações/procedimentos).

Objetivos Específicos:

          O objetivo geral exige complemento para quem o lê, por isso apresentamos os específicos – completar o geral.

          Demonstram aspectos mais concretos da intenção do projeto. São passos estratégicos para que o OG seja alcançado.

          É a descrição detalhada do objetivo geral.

          Também não devem ser quantificados (metas/resultados esperados) nem expressar a forma como se vai trabalhar (ações/procedimentos).

 

 

 

Justificativa

¢  Responde a questão “POR QUÊ FAZER”

          A justificativa consiste em uma exposição sucinta, porém completa, das razões de ordem teórica e dos motivos de ordem prática que tornam importante a realização da pesquisa – Por quê.

          É o elemento que contribui mais diretamente na aceitação da pesquisa pela(s) pessoa(s) ou entidades que irão financiá-la.

          Aqui é exposto o diagnóstico da proposta, ou seja, os argumentos e as considerações sobre as deficiências e necessidades que justificam a existência e execução do projeto. Deve caracterizar a situação-problema, fundamentá-la, e a população que sofre as suas conseqüências.

          Deve apresentar um diálogo com os aspectos teóricos da questão, ou seja, deve ser fundamentado não apenas pela própria situação problema, mas também por aspectos teóricos (técnicos, científicos) da questão.

          Para a formulação da justificativa, sigam uma argumentação que respondam a esses três itens:

        Qual a relevância social (função social) do projeto (aspecto social);

        Quais os aspectos técnicos/legais que dão base ao projeto (aspecto técnico);

        Quais elucidações teóricas/científicas ajudam a fundamentar o projeto (aspecto científico)

 

Plano de Ação

¢ Plano de ação (Procedimentos Metodológicos, Ação) – Responde a questão COMO FAZER

          Descreve os procedimentos técnicos necessários para a realização das atividades previstas em cada uma das metas, atendendo ao objetivo.

          Descreve quais as técnicas a serem utilizadas na implementação do projeto, quem são os atores envolvidos e qual o nível de participação/responsabilidade destes.

          É o passo-a-passo a ser realizado para o cumprimento das metas estabelecidas, e dos objetivos propostos.

 

Metas

¢ Resultados Esperados (Metas) – Responde a questão QUANTO FAZER

          Cada objetivo específico proposto deve ser capaz de produzir resultados, de alterar a realidade de forma específica.

          É pensar nos resultados que se espera para cada objetivo, que impactos irão gerar.

          Deve ser trabalhado junto as ações.

          Deve ser quantificado. É a quantificação dos objetivos e, sua delimitação.

 

 

 

 


 

 

¢ Exemplificando

 

 

¢ Recursos Técnicos e Materiais

         relacionar os recursos materiais e humanos necessários a execução do projeto, de forma a atingir as metas propostas.

         Voltar no plano de ação para definir quais instrumentos serão utilizados para a execução de cada uma das atividades propostas no item.

         Se o plano de ação responde ao como fazer – metodologia, os recursos técnicos e materiais responde a questão com quais instrumentos/ferramentas.

         Pode ser elaborado junto ao orçamento, em tabela.

 

 

 

 

¢ Sustentabilidade do Projeto

         Deve prever a sustentabilidade econômica do projeto e os impactos positivos que deverá gerar.

         Apresentar a abrangência social e/ou econômica do projeto (contrapartida social).

         Apresentar os mecanismos de participação e empoderamento da comunidade diante as ações do projeto.

         Apresentar os possíveis parceiros do projeto e sua interação com as políticas públicas.

         Apresentar os mecanismos de divulgação do projeto.

 

¢ Avaliação

          Deve ser criado um critério de avaliação de resultados que melhor se enquadre ao tipo do projeto.

          As avaliações podem ser de caráter quantitativo e/ou qualitativo. O melhor é que se utilize as duas.

          A avaliação deve ser processual. Deve se relacionar ao desenvolvimento das atividades do projeto ao longo do tempo.

          Criar mecanismos para saber como as coisas estão sendo encaminhadas.

          Devem passar pela avaliação:

        a equipe executora do projeto;

        o cumprimento e o alcance dos resultados esperados, no tempo previsto;

        o desempenho dos participantes e dos profissionais envolvidos.

¢ Orçamento

          especificar os recursos materiais e humanos necessários para a execução do projeto e os custos de cada um dos itens que serão utilizados na realização do mesmo.

          O orçamento é item obrigatório de um projeto, mesmo que o proponente seja igualmente o seu executor e o seu financiador.

          Em alguns editais há a necessidade de se apresentar a contrapartida financeira que a instituição proponente tem a oferecer para sustentação do projeto.

 

¢ Cronograma

          A elaboração do cronograma responde à pergunta quando?

          O projeto deve ser divido em partes, fazendo-se a previsão do tempo necessário para passar de uma fase a outra.

          Não esquecer que, se determinadas partes podem ser executadas simultaneamente, devem também seguir uma ordem lógica de execução.

          Todas as etapas do projeto devem ser apresentadas no cronograma, inclusive a elaboração do mesmo até o período final da avaliação.

 

 

 

 

 


 

¢  Amostras

 

 

 

 

 

Resumo


1 - Fale do OBJETO do seu projeto, ou seja, a quem ele se destina (para quem?);

2 - Aponte os OBJETIVOS, que é a finalidade do seu projeto (para quê?);
3 - Escreva a JUSTIFICATIVA, ou por quê o seu projeto deve ser apoiado (por quê?);

4 - Descreva as AÇÕES a serem desenvolvidas. Exemplo: oficinas, encontros, apresentações etc (o quê?);

5 – Descreva o CRONOGRAMA, ou seja, a distribuição das ações ao longo do tempo de realização do projeto (quando?);

5 - Descreva o seu PÚBLICO-ALVO, ou seja, quem e quantas pessoas serão direta e indiretamente atingidas (quem?).