Roteiro para Elaboração de Projetos
Profª. Laura Li Jaime
Elaboração de Projetos
¢ O QUE É UM PROJETO?
• Projeto, do latim pro-jicere, é, literalmente, colocar adiante.
¢ A elaboração de qualquer projeto depende de dois fatores fundamentais:
• A capacidade de construir uma imagem mental de uma situação futura;
• A capacidade de conceber um plano de ação a ser executado em um tempo determinado que vá permitir sua realização.
Modelos de Planejamento Educativo
¢ Projeto:
A elaboração de projetos, em geral, acompanha um roteiro predeterminado, o qual, via de regra, é definido de acordo com as necessidades e exigências próprias do órgão de execução e/ou financiador.
O projeto é o documento que sistematiza e estabelece o traçado prévio da operação de uma determinada situação problema que necessita de interferência e/ou estudo.
Projeto de Intervenção
¢ A estrutura básica de um projeto de intervenção se divide em:
1. Título/Nome do Projeto*
2. Apresentação do Projeto/Formulação da problemática*
3. Apresentação da proponente do projeto
4. Objetivos*
5. Justificativa (com revisão de literatura)*
6. Público-alvo – beneficiados pelo projeto
7. Metas/resultados esperados*
8. Plano de ação/procedimentos metodológicos/ação*
9. Avaliação*
10. Orçamento (planilha orçamentária)
11. Contrapartida
12. Cronograma*
Quadro de Perguntas para Orientação
¢ Cada elemento/item do projeto pode ser pensado a partir de algumas perguntas (ferramenta 5W2h) orientadoras do projeto:
Título
¢ Definindo o título (o quê?)
• O tema é o assunto que se deseja desenvolver. Pode surgir de uma dificuldade prática enfrentada.
• O título sintetiza o conteúdo da proposta que será desenvolvida.
• Deve ser claro e coerente.
Apresentação
¢ Apresentação do Projeto e Formulação da Problemática - Responde a questão: ONDE ATUAR.
• É um componente importante do projeto. Deve permitir que o leitor construa uma visão geral da proposta, entenda seu sentido, sua aplicação.
• Deve, principalmente, apresentar qual é a problemática encontrada na situação em que se atuará.
• O problema esclarece a dificuldade específica com a qual se defronta e que se pretende resolver por intermédio das ações do projeto.
• Pode ser um dos últimos itens do projeto a ser escrito, pois deve contemplar as demais partes que estão presentes nele. Mas isso só pode ser feito desde que se tenha em mente, de forma clara, o problema a ser contemplado.
Objetivos
Objetivos – Responde a questão “O QUE FAZER”
l Objetivo Geral:
• Define o que a entidade deseja realizar com o projeto. Que mudanças deseja alcançar, que diferença quer fazer.
• O objetivo geral é a afirmação capaz de demonstrar a transformação que o projeto deseja alcançar;
• Ele é mais abrangente e geralmente descrito de maneira mais genérica, contemplando todo o escopo de ação.
• Expressa a intenção de atingir um determinado fim, uma mudança na situação ambiental. Não deve ser quantificado (metas/resultados esperados) nem expressar a forma como se vai trabalhar (ações/procedimentos).
l Objetivos Específicos:
• O objetivo geral exige complemento para quem o lê, por isso apresentamos os específicos – completar o geral.
• Demonstram aspectos mais concretos da intenção do projeto. São passos estratégicos para que o OG seja alcançado.
• É a descrição detalhada do objetivo geral.
• Também não devem ser quantificados (metas/resultados esperados) nem expressar a forma como se vai trabalhar (ações/procedimentos).
Justificativa
¢ Responde a questão “POR QUÊ FAZER”
• A justificativa consiste em uma exposição sucinta, porém completa, das razões de ordem teórica e dos motivos de ordem prática que tornam importante a realização da pesquisa – Por quê.
• É o elemento que contribui mais diretamente na aceitação da pesquisa pela(s) pessoa(s) ou entidades que irão financiá-la.
• Aqui é exposto o diagnóstico da proposta, ou seja, os argumentos e as considerações sobre as deficiências e necessidades que justificam a existência e execução do projeto. Deve caracterizar a situação-problema, fundamentá-la, e a população que sofre as suas conseqüências.
• Deve apresentar um diálogo com os aspectos teóricos da questão, ou seja, deve ser fundamentado não apenas pela própria situação problema, mas também por aspectos teóricos (técnicos, científicos) da questão.
• Para a formulação da justificativa, sigam uma argumentação que respondam a esses três itens:
– Qual a relevância social (função social) do projeto (aspecto social);
– Quais os aspectos técnicos/legais que dão base ao projeto (aspecto técnico);
– Quais elucidações teóricas/científicas ajudam a fundamentar o projeto (aspecto científico)
Plano de Ação
¢ Plano de ação (Procedimentos Metodológicos, Ação) – Responde a questão COMO FAZER
• Descreve os procedimentos técnicos necessários para a realização das atividades previstas em cada uma das metas, atendendo ao objetivo.
• Descreve quais as técnicas a serem utilizadas na implementação do projeto, quem são os atores envolvidos e qual o nível de participação/responsabilidade destes.
• É o passo-a-passo a ser realizado para o cumprimento das metas estabelecidas, e dos objetivos propostos.
Metas
¢ Resultados Esperados (Metas) – Responde a questão QUANTO FAZER
• Cada objetivo específico proposto deve ser capaz de produzir resultados, de alterar a realidade de forma específica.
• É pensar nos resultados que se espera para cada objetivo, que impactos irão gerar.
• Deve ser trabalhado junto as ações.
• Deve ser quantificado. É a quantificação dos objetivos e, sua delimitação.
¢ Exemplificando
¢ Recursos Técnicos e Materiais
• relacionar os recursos materiais e humanos necessários a execução do projeto, de forma a atingir as metas propostas.
• Voltar no plano de ação para definir quais instrumentos serão utilizados para a execução de cada uma das atividades propostas no item.
• Se o plano de ação responde ao como fazer – metodologia, os recursos técnicos e materiais responde a questão com quais instrumentos/ferramentas.
• Pode ser elaborado junto ao orçamento, em tabela.
¢ Sustentabilidade do Projeto
• Deve prever a sustentabilidade econômica do projeto e os impactos positivos que deverá gerar.
• Apresentar a abrangência social e/ou econômica do projeto (contrapartida social).
• Apresentar os mecanismos de participação e empoderamento da comunidade diante as ações do projeto.
• Apresentar os possíveis parceiros do projeto e sua interação com as políticas públicas.
• Apresentar os mecanismos de divulgação do projeto.
¢ Avaliação
• Deve ser criado um critério de avaliação de resultados que melhor se enquadre ao tipo do projeto.
• As avaliações podem ser de caráter quantitativo e/ou qualitativo. O melhor é que se utilize as duas.
• A avaliação deve ser processual. Deve se relacionar ao desenvolvimento das atividades do projeto ao longo do tempo.
• Criar mecanismos para saber como as coisas estão sendo encaminhadas.
• Devem passar pela avaliação:
– a equipe executora do projeto;
– o cumprimento e o alcance dos resultados esperados, no tempo previsto;
– o desempenho dos participantes e dos profissionais envolvidos.
¢ Orçamento
• especificar os recursos materiais e humanos necessários para a execução do projeto e os custos de cada um dos itens que serão utilizados na realização do mesmo.
• O orçamento é item obrigatório de um projeto, mesmo que o proponente seja igualmente o seu executor e o seu financiador.
• Em alguns editais há a necessidade de se apresentar a contrapartida financeira que a instituição proponente tem a oferecer para sustentação do projeto.
¢ Cronograma
• A elaboração do cronograma responde à pergunta quando?
• O projeto deve ser divido em partes, fazendo-se a previsão do tempo necessário para passar de uma fase a outra.
• Não esquecer que, se determinadas partes podem ser executadas simultaneamente, devem também seguir uma ordem lógica de execução.
• Todas as etapas do projeto devem ser apresentadas no cronograma, inclusive a elaboração do mesmo até o período final da avaliação.
¢ Amostras
Resumo
1 - Fale do OBJETO do seu projeto, ou seja, a quem ele se destina (para quem?);
2 - Aponte os OBJETIVOS, que é a finalidade do seu projeto (para quê?);
3 - Escreva a JUSTIFICATIVA, ou por quê o seu projeto deve ser apoiado (por quê?);
4 - Descreva as AÇÕES a serem desenvolvidas. Exemplo: oficinas, encontros, apresentações etc (o quê?);
5 – Descreva o CRONOGRAMA, ou seja, a distribuição das ações ao longo do tempo de realização do projeto (quando?);
5 - Descreva o seu PÚBLICO-ALVO, ou seja, quem e quantas pessoas serão direta e indiretamente atingidas (quem?).
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