Procurar no site


5 – RESULTADOS ESPERADOS – METAS

24-01-2011 00:34

 

5 – RESULTADOS ESPERADOS – METAS

 

 

OBJETIVOS ESPECIFICOS

 

METAS

 

AÇÕES

A. Permitir a comunidade comunicar e compartilhar aspectos de sua história, geografia, sociedade e cultura;

 

1 - Registrar quatro reuniões com a comunidade da escola e bairro, por meio de fotografias e vídeos;

 

2 - Realizar quinze entrevistas orais com moradores antigos do bairro, professores e alunos;

 

3 - Criar um informativo impresso bimestral que contenha as ações do projeto e aborde assuntos pertinentes aos interesses da comunidade;

 

1 – organizar reuniões na escola abertas à comunidade escolar e a comunidade do bairro em geral;

2 – entrevistar moradores antigos do bairro, professores e alunos;

 

3 – divulgação das ações do projeto e da Escola Estadual Geraldo Ribeiro, a fim de estreitar o contato com a comunidade e ampliar o espaço de dialogo entre comunidade, projeto e escola;

B. Criar condições que favoreçam a noção de pertencimento dos alunos com sua Escola e comunidade;

 

1 – Realizar pelo menos um debate e três rodas de conversa entre moradores antigos, estudantes envolvidos no projeto abertas a comunidade em geral;

1 – Realizar debates e rodas de conversa, privilegiando as experiências dos moradores;

1.2 – Valorizar a relação entre comunidade e escola;

1.3 - Os estudantes e moradores beneficiários participarão do planejamento de atividades do projeto bem como na organização de apresentações na Escola e em outros espaços da comunidade;

 

C. Contribuir para a organização sistemática do conhecimento acerca da geografia, história, manifestações da cultura material e imaterial da Escola e sua comunidade;

 

1 - Realizar pelo menos uma oficina de Geografia e uma de História. Todas abertas aos estudantes da Escola e moradores da comunidade, a fim de estabelecer a compreensão dos conceitos de tempo e espaço, e a noção de cultura popular, com confecção de mapas do bairro, murais de imagens antigas e outras atividades lúdicas;

 

1 – Realizar oficinas relacionadas à geografia e a história da comunidade;

1.2 Possibilitar a formação de uma autonomia intelectual e cotidiana nos alunos por meio de uma educação que integre teoria e pratica ensino e aprendizado e que tenha como fundamentos teóricos os princípios de criatividade, criticidade e autonomia;

 

 

D. Possibilitar aos alunos, professores e comunidade da Escola documentada o acesso aos conhecimentos e as técnicas básicas da produção audiovisual;

 

1 - Realizar ciclo de oficinas onde serão ensinadas as técnicas básicas da produção audiovisual;

1.2 – Realizar oficinas sobre técnicas básicas da produção audiovisual;

1.2 – Iniciação a formação e profissionalização dos adolescentes e jovens participantes das oficinas, assim como dos moradores da comunidade, visando um maior empoderamento e possibilidade de acesso ao mercado de trabalho;

 

E. Potencializar o Projeto Rádio e Tv Cultura Livre que já existe na Escola que produz peças audiovisuais;

Realizar pelo menos uma mostra na escola, aberta a comunidade, para divulgação dos materiais produzidos durante o projeto;

1 – Realizar mostra dos materiais que já são produzidos na escola e dos que serão confeccionados durante as oficinas;

 

 F. Criar um banco de dados audiovisuais sobre a Escola e a comunidade documentada;

 

 

1 - Criar um site com acervo digitalizado registrando os vinte anos de Historia da escola Estadual Professor Geraldo Ribeiro;

 

 

1.1 – levantamento de arquivos de fotos e filmagens junto à comunidade;

1.2 – digitalização das mesmas;

1.3 – sistematização das imagens, contextualização e compilação dos dados;

1.4 – construção do site;

1.5 – Produção de um documentário de aproximadamente 30 minutos

em vídeo;

G. Disponibilizar tal banco de dados para aos parceiros da iniciativa;

 

1 - Entregar 100 unidades de DVDs com dados audiovisuais sobre as Escola e comunidade documentada a SEE, Subsecretaria, a escola, associação de moradores do bairro, etc;

1 – reunir material digitalizado, organizá-lo e copiá-lo em DVD;

1.2 – Disponibilizar 100 unidades de DVDs com dados audiovisuais sobre a Escola e comunidade documentada a SEE, Subsecretaria, a escola, associação de moradores do bairro, etc;

H. Criar ferramenta metodológica (cartilha) como suporte para a utilização do documentário final em sala de aula;  

 

1 - Realizar três reuniões com equipe pedagógica para analisar o documentário e construir as orientações metodológicas para a utilização do mesmo;

1 – Analisar os dados recolhidos;

2 – Organizar os assuntos;

3 – Escrever a cartilha;