7- SUSTENTABILIDADE

24-01-2011 01:30

7 – SUSTENTABILIDADE

O Projeto A História da “minha” Escola deverá ser planejado e executado de forma organizada, eficiente e democrática. É de fundamental importância trabalhar com rigor uma metodologia que enriqueça a contribuição dos envolvidos. Para tanto, serão convidados a constituir uma parceira as seguintes instituições: Universidade Federal de Goiás, Secretaria Estadual de Educação, Secretarias ou Agências culturais, a Escola Estadual Professor Geraldo Ribeiro, o Pontão de Cultura do Cerrado, Entidades Classistas, Movimento Estudantil e Comunitário.

A cada entidade proponente caberá disponibilizar pessoas, recursos materiais e financeiros necessários ao desenvolvimento e êxito do Projeto.

Participação da comunidade

A comunidade em torno da Escola Estadual Professor Geraldo Ribeiro, situada no município de Aparecida de Goiânia-Goiás, terá um papel central uma vez que os moradores e seus antepassados serão os protagonistas do documentário.

O aprendizado decorrente das ações do projeto poderão proporcionar aos jovens dessa comunidade, além da oportunidade de um contato direto com as novas Tecnologias de comunicação e informação, as chamadas TICs, também um novo horizonte na perspectiva do mercado de trabalho, pois os estudantes passaram a dominar aspectos elementares de uma tecnologia que está em alta no mercado e que necessita de mão de obra especializada.

A possibilidade de melhorar o relacionamento entre professores, estudantes e seus familiares, no decorrer das atividades deve ser considerada. As apresentações envolveram a comunidade e poderão contribuir para a melhora no rendimento escolar.

Estudantes, professores e comunidade participarão das reuniões para coleta de informações necessárias a produção e execução das ações e atividades do projeto, todas as ações do projeto acontecerão de forma dialogada com as comunidades vizinhas a escola.

Parceiros do Projeto

Nome do Parceiro

Tipo de Contribuição (financeira, técnica, Recursos Humanos ou outra)

Ministério da Cultura

Governo do estado de Goiás

Secretaria de Educação de Goiânia

Recursos Humanos

Escola Estadual Professor Geraldo Ribeiro

Apoio e disponibilidade de dados.

Associação dos moradores de Aparecida de Goiânia

Realização de atividades conjuntas com objetivo de buscar dados e informações da história da comunidade vizinha à escola.

Pontão de Cultura Republica do Cerrado

Técnico e recursos humanos

Interação com políticas públicas

A Escola Estadual Professor Geraldo Ribeiro tem a intenção de buscar junto ao governo federal a adesão ao projeto Escola Aberta e com isso buscar políticas de atendimento ás crianças/adolescentes e mesmo as pessoas da comunidade envolvida. Procurar ainda, parcerias com pontos de cultura, com organizações públicas e privadas, governamentais e não governamentais nacionais e internacionais.

Divulgação do projeto

O projeto será divulgado pela Secretaria Estadual de Educação na Rede Estadual de Educação, e em variados espaços de veiculação de propostas relacionadas à educação e a cultura. Serão usados Cartazes, Folders, Internet, por meio de um site próprio do projeto, e-mail, redes sociais entre outros.