Memorial da 1ª aula da professora Angelita Pereira

05-01-2011 10:41

Memorial da 1ª aula da professora Angelita Pereira de Lima, do 3º modulo: política e história da diversidade cultural brasileira e de Goiás.

Ela se apresentou na segunda-feira, do dia 02/08/2010, como a encarregada de discutir sobre as a legislação sobre cultura.

Apresentações formais aconteceram, e que destacou foi a sua afirmação de que vai também debater sobre a imprensa e a cultura, principalmente em Goiás.

Durante 50 minutos os alunos foram se apresentando, mostrando da onde vieram e o que estão trabalhando. Interessante que muitos só falaram do que realmente fazem agora..., talvez por se conhecerem melhor, perderam o medo de se apresentarem.

No final ela destacou que a sala é claramente núcleo de cultura, já que todos estão atuando dentro da cultura goiana, que não é muito grande. Muitos já se conheciam de trabalhos, mas nunca ficaram juntos em uma sala de aula. A professora vendo esse caldeirão cultural propôs que na sala formassem grupos de trabalhos para poder passar informações e contribuir para o entendimento.

Houve proposta vinda por parte de alunos, que voluntariamente vão convidar profissionais do MEC da AGEPEL e da secretaria municipal de cultura, para fazer palestras na sala.

Encerrando essa parte, a professora começou a ler, com ajuda dos outros alunos, o texto “jornalismo e cultura: uma pauta a ser criada”, que foi retirado da pagina da internet “culturaemercado” publicado em 13/11/2007.

O texto retrata a dificuldade de acesso aos bem de informação, a falta de biblioteca, e que a maioria da população brasileira, segundo um levantamento, ou 84% pratica a atividade cultural dentro de casa, em frente a uma televisão. Iniciou um debate, quando uns 10 alunos levantaram questões ou dúvidas sobre o assunto do texto.

A professora fez um interessante levantamento, juntou as questões levantadas pelos alunos e formou uma síntese, que foram:

(1) o jornalismo cultural em Goiás, é na sua maioria, para vender bilhetes, modismo e ondas de consumo, fazendo a cultura como mercadoria.

(2) o jornalismo também, do jeito que esta, não contribui para a formação de publico.